Pesquisa

No campo da pesquisa científica, a atuação do Cine destacou-se pelo lançamento do livro “O Direito na Arte: Diálogos entre o Cinema e a Constituição”, em 2014, correspondendo a uma coletânea de artigos escritos pelos membros do projeto e convidados, tanto discentes como docentes.



Nosso livro foi idealizado pelo professor de Direito da UFRN, Marco Aurélio, e desenvolvido com o apoio do professor Morton Medeiros, também de Direito da UFRN. Cada artigo da obra parte de uma análise de determinada produção cinematográfica, abordando relevantes temas constitucionais, em celebração aos 25 anos da Constituição Federal. Assim, aliando o Direito Constitucional ao Cinema, foram abordadas diversas questões sociais, econômicas e políticas, depreendidas das respectivas análises.

Um dos artigos, intitulado “Violência doméstica: os direitos conquistados no âmbito da nova ordem constitucional”, por exemplo, promove uma reflexão doutrinária, legislativa e casuística do fenômeno da violência doméstica contra a mulher. Já “A Emenda Constitucional 72/2013 e a luta contra os resquícios escravocratas no Brasil em paralelo com o cenário retratado no filme The Help”, analisa a Emenda Constitucional 72/2013, assim como a interferência que a escravidão ainda produz no cotidiano e na vida desses trabalhadores.

Foram vários os artigos publicados em nosso livro, mas nosso trabalho ainda não acabou! A segunda edição da obra vem aí, prevista para ser lançada em 2017. Resta apenas finalizar a correção de alguns artigos que comporão o livro, tratando também de análises de obras cinematográficas à luz do Direito e de suas ligações com outras ciências sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário