Extensão

O CineLegis adota como uma de suas principais bases a prática da extensão com estudantes escolares, buscando aliar satisfatoriamente as experiências do Ensino Superior ao contexto do Ensino Médio. Para tanto, ultrapassar os limites físicos da Universidade, a fim de transmitir e, principalmente, adquirir conhecimento longe das salas de aula acadêmicas mostra-se, há uma década, o auge do Projeto.

            Assim, através da extensão atuamos em escolas públicas, interagindo com estudantes de ensino médio. Comumente denominadas de “Extensões nas escolas”, nossas atuações consistem na apresentação de uma obra cinematográfica aos alunos, e, logo em seguida, a fomentação de debates diversos acerca da obra assistida, sejam eles sociais, econômicos, jurídicos, filosóficos, históricos, etc.

            Os debates são suscitados a partir de uma análise do filme/documentário, levando-se em conta seus diversos aspectos e suas implicações para as ciências sociais, em especial o Direito. Logo após, comumente são realizadas dinâmicas com os alunos, que permitem o desenvolvimento dos debates e facilitam o aprendizado prático da matéria, simplificando a temática.

            Em 2014, atuamos na Escola estadual Izabel Gondim, fazendo um trabalho em duas vertentes, uma voltada ao corpo discente e outra voltada aos funcionários e professoras. Para os alunos, exibimos o filme “Pequeno Milagre”, e, após isso, uma dinâmica usando argila. Já para realizar a atividade com os professores, foi exibido o documentário “Pro dia nascer feliz”, dirigido por João Jardim, do ano de 2007. Realizamos uma palestra ministrada pela professora Karoline Lins Câmara Marinho de Souza, colaboradora do projeto. 



Imagens da ação de extensão na Escola Estadual Izabel Gondim, em 2014

            Já em 2015, o Cine realizou uma ação de extensão na Escola Municipal Yayá Paiva, no município de Nísia Floresta/RN. Através do filme brasileiro "O Bem Amado" foi abordado o tema da Participação Política, bem como noções básicas de Direito Eleitoral com jovens do Ensino Médio.


Ação de extensão na Escola Municipal Yayá Paiva, em 2015.   

Finalmente, em 2016, a atuação de extensão foi realizada na Escola Estadual Ana Júlia Mousinho, com a exibição do filme “A Onda”, de 2008, o qual aborda, com intensa carga reflexiva, questões ligadas a Ciências Sociais, Política e Filosofia. Encerrada a exibição, um breve debate acerca da mensagem transmitida pelo enredo iniciou-se, e, logo em seguida, três diferentes dinâmicas, utilizando balões e cartazes.


Ação de Extensão na Escola Estadual Ana Júlia Mousinho, em 2016.


            Pode-se dizer que as ações de extensão nas escolas compõem um dos principais focos do projeto CineLegis, ocorrendo anualmente, em diferentes escolas públicas da Natal e áreas metropolitanas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário